...e elefantes evadem-se da Reserva de Maputo e fazem estragos no regadio de Matutuíne.
Duas pessoas morreram no fim-de-semana passado, vítimas de ataque de crocodilos na zona de Goba, no distrito de Boane, em Maputo. Uma equipa de técnicos dos Serviços Provinciais de Fauna Bravia foi enviada ao local para efectuar o abate dos répteis antes de atacarem mais gente.
Enquanto isso, a população de Matutuíne está preocupada com a presença de dois elefantes na zona das plantações de cana-de-açúcar e bananal, depois da sua evasão da Reserva de Maputo e de atravessarem o rio, estando as autoridades a tentar monitorar a situação para que estes não provoquem danos ás machambas da população.
De acordo com João Juvêncio, chefe dos Serviços Provinciais de Fauna Bravia em Maputo, a elevação do nível dos rios fez com que os crocodilos chegassem em locais onde normalmente a população lava a roupa ou tira água, uma situação que poderá provovar mais vítimas se não se tomarem medidas urgentes.
Acrescentou que neste momento está em curso um trabalho de colocação de vedação na Reserva de Maputo para separar a zona onde ficam os animais e onde tem machambas, o que se acredita vai resolver o problema de uma vez por todas.
NOTÍCIAS - 28.03.2006