O Ministério da Justiça vai testar este mês de Março o envio electrónico de documentos entre as cidades de Maputo e Quelimane, no âmbito de uma iniciativa visando melhorar a qualidade de serviços prestados na área dos Registos e Notariado.
Segundo decisão saída da reunião do Conselho Consultivo daquela instituição, realizada semana passada em Maputo.
De acordo com Manuel Didier Malunga, director nacional de Registos e Notariado, a simplificação e modernização daqueles serviços é uma das prioridades definidas no plano de actividades do Ministério da Justiça para este ano, tendo em vista reduzir o tempo de espera a que os cidadãos se sujeitam até conseguir determinado documento requerido naqueles serviços.
Segundo a fonte, o percurso que vai desde o despacho do responsável do serviço até o documento requerido chegar às mãos do cidadão é longo, em virtude de até aqui se usar o correio postal na tramitação de documentos entre repartições localizadas em praças diferentes.
A ideia, segundo a fonte, é que até finais deste ano, o envio electrónico de documentos seja efectivo entre os serviços centrais, em Maputo, e todas as restantes capitais provinciais do país.
Paralelamento, o Ministério da Justiça acaba de lançar um concurso para a adjudicação de um projecto de construção de um Software que vai facilitar o acesso aos dados sobre o Registo Civil a partir de qualquer ponto do país, um esforço que visa acabar com a demora que actualmente se regista na emissão de determinados documentos, devido ás dificuldades de acesso aos dados...
NOTÍCIAS - 01.03.2006