Encerradas por violação da lei laboral
Foram reabertas, esta Quarta-feira, os dois estabelecimentos comerciais que vinham observando uma sanção por violação grosseira da lei laboral e dos direitos humanos, na província da Zambézia.
As lojas foram encerradas pela ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, no dia 18 de Março do corrente ano, estabelecimentos pertencentes a empresários chineses.
A reabertura dos estabelecimentos Monte de Ouro e de Kodak-Irmãos Comércio foi possível mediante o pedido de desculpas públicas aos trabalhadores ofendidos e à população de Quelimane, em geral, feito esta semana naquela cidade, segundo instruções deixadas pela ministra aquando do encerramento dos dois centros.
O patronato das duas empresas que, dentre outras irregularidades, infligiam os seus trabalhadores a agressões físicas, bem como obrigava-lhes a carregarem fezes dos patrões em sacos de plástico ao fim de cada dia de trabalho para as depositar nas lixeiras públicas.
ZAMBEZE - 29.03.2006
Veja:
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2006/03/empresas_chines.html
NOTA:
Parece que agora, em Moçambique, se pode pisar quem quer que seja, bastando para isso pedir depois desculpa pública. E a legislação?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE