Angola ultrapassou a Arábia Saudita e foi o maior fornecedor de petróleo à China no mês de Fevereiro, disse hoje uma fonte do Ministério do Comércio chinês.
Angola exportou para a China 456 mil barris de petróleo por dia nos primeiros dois meses do ano, representando 15 por cento do total das importações petrolíferas chinesas.
Este volume é mais do que venderam os outros dois maiores exportadores para a China, a Arábia Saudita e o Irão, segundo dados da empresa suíça de análise energética Petromix.
As importações chinesas de petróleo angolano representam um aumento de 42 por cento em comparação com os dois primeiros meses do ano passado.
A China atribuiu a Angola um empréstimo de mais de 1.000 milhões de dólares (cerca de 830,641 milhões de euros) que se juntam aos 2 mil milhões já atribuídos, garantidos por petróleo, para a construção de infra- estruturas no país.
A petrolífera estatal chinesa Sinopec anunciou na passada semana a construção de uma nova refinaria, em parceria com a petrolífera estatal angolana Sonangol, num investimento de 3 mil milhões de
dólares americanos.
A Sinopec investiu também mais 1,5 mil milhões de dólares para desenvolver a sua metade na exploração petrolífera do Bloco 18 ao largo da costa angolana, que explora em parceria com a petrolífera europeia BP.
As importações petrolíferas chinesas aumentaram 34 por cento para os 179 milhões de barris nos primeiros dois meses de 2006, segundo a Administração-Geral das Alfândegas chinesas.
A produção petrolífera representa 45 por cento do Produto Interno Bruto angolano, avaliado em 24 mil milhões de dólares.
A Arábia saudita exportou para a China 445 mil barris por dia nos primeiros dois meses de 2006, seguida pelos 391 mil barris por dia que o Irão exportou para o país.
O Congo e a Guiné Equatorial exportaram 140 mil barris e 133 mil barris por dia, respectivamente.
A China, o maior consumidor mundial de petróleo a seguir aos Estados
Unidos, consumiu 318 toneladas de crude em 2005, tendo importado 42,9 por cento deste total.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 29.03.2006