Está para breve o início de execução das obras de reabilitação de raíz da ponte-cais da cidade de Maxixe e Inhambane, conferindo maior segurança e eficácia na exploração de transporte fluvial na baía de Inhambane.
As obras estão avaliadas em cerca de 4.8 milhões de dólares americanos financiados pelo Banco Mundial.
De acordo com Lázaro Vicente, governador da província, a degradação acentuada daquelas duas infra-estruturas, para além de perigar a vida dos utentes, cria um clima de instabilidade nas operações fluviais na baía.
Na apresentação do informe da província ao chefe do Estado, que aconteceu ainda ontem, em Funhalouro, o governador enumerou uma série de iniciativas locais naquilo que considerou de desafio da província no combate á pobreza absoluta, tendo apontado como exemplo a construção da estrada Mapinhane/Pafúri, cujo projecto executivo arranca no primeiro semestre de 2007.
Pese embora a província tenha conhecido no ano passado um revés no quadro da execução do plano quinquenal devido à situação da seca que originou uma crise alimentar que afectou mais de 219 mil pessoas, I´bane registou um volume de investimentos na área turística na ordem de 3200 mil dólares americanos, um crescimento na ordem de 21 por cento, que se traduziu na entrada em funcionamento de 29 estâncias turísticas. Na produção industrial, a província registou 3119 mil dólares nas várias frentes de indústria e comércio, com destaque para a produção de 12 mil toneladas de sabão, óleo e bagaço.
À sua chegada a Funhalouro, distrito por onde o presidente da República começou a sua visita de quatro dias á província de Inhambane, Armando Guebuza, disse ao Executivo provincial que a luta contra a pobreza absoluta não deve ser uma teoria, deve, sim, se ilustrar com acções concretas.
NOTÍCIAS - 29.03.2006