Arranca em Abril
Está previsto para o mês de Abril, o lançamento de um programa de desenvolvimento turístico no norte de Moçambique. Esta informação foi anunciada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) e pelo governo moçambicano.
O director da USAID, Jay Knott, disse que a sua instituição vai doar 4,6 milhões de euros para o desenvolvimento do projecto, com duração de três anos, no âmbito de um acordo assinado com o governo moçambicano, em Janeiro deste ano.
Knott destacou que a iniciativa pretende «gerar benefícios económicos, através da criação de empregos e captação de investimentos, com a atracção de turistas para as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado».
O programa terá como focos a Ilha do Ibo e o Arquipélago das Quirimbas, na província de Cabo Delgado, e outros locais nas províncias vizinhas de Nampula e Niassa.
«O programa irá contribuir para a promoção do produto turístico do norte de Moçambique, através da criação de uma imagem turística de marca e sua comercialização", sublinhou o director da USAID em Moçambique.
O ministro do Turismo de Moçambique, Fernando Sumbane, reafirmou o empenho do governo na materialização do projecto, sublinhando a ênfase da iniciativa no desenvolvimento de infra-estruturas turísticas, criação de emprego e capacitação do sector privado.
Sumbana disse que o seu Ministério vai tentar mobilizar mais parceiros para o desenvolvimento do sector turístico naquela região, para que se tire o máximo proveito do potencial que o norte moçambicano detém.
EXPRESSO AFRICA - 03.03.2006