Macau, China, 10 Abr (Lusa) - Um grupo de 33 empresários de Macau participam entre hoje e terça-feira em Lisboa no "Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa - 2006 (Lisboa)".De acordo com uma nota do Instituto da Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, que organizou a viagem empresarial à capital portuguesa, a delegação da Região Administrativa Especial integra elementos das associações Comercial, de Empresas Chinesas, dos Exportadores e Importadores, Comercial Internacional dos Mercados Lusófonos, entre outras entidades e individualidades.
Mais de 200 participantes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste China e de Macau querem "promover o relacionamento comercial e outras formas de parcerias entre as empresas".
Para além disso pretendem "identificar oportunidades de negócios, contribuir para melhorar o relacionamento dos organismos de promoção do comércio e investimentos, câmaras de comércio e associações empresariais, de forma a desenvolver o relacionamento económico entre estes países", refere a mesma nota.
Durante os dois dias do encontro, os organismos de promoção comercial e cada país ou território participante organizam bolsas de contactos empresariais.
A reunião de Lisboa, a terceira do género desde 2003, "é uma das actividades contínuas organizadas no âmbito do cumprimento do +Protocolo de Cooperação entre Organismos de Promoção Comercial/Câmaras de Comércio+", assinado em Outubro de 2003 em Macau, entre os vários organismos de promoção do comércio e do investimento da Lusofonia e da China.
Os encontros empresariais realizam-se em regime de rotatividade nos países e regiões participantes tendo o último tido lugar em Angola em 2005.
Em Lisboa, a delegação de Macau irá ainda cumprir um programa de participação em várias bolsas de contacto bem como visitará infra- estruturas e empresas portuguesas.
JCS.