Com a chancela da Academia de História de Portugal, está o jornal Correio da Manhã a distribuir a colecção BATALHAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL.
É o nº 20 da colecção dedicado à GUERRA DE ÁFRICA - MOÇAMBIQUE.
Quando anunciada a edição desta colecção, sempre pensei ser obra profunda, correcta na descrição dos factos, enfim preocupada com a Verdade. Foi uma desilusão que tive. É leve e com erros de palmatória.
Por ainda ser recente o período histórico em causa (das Guerras de África) existem ainda felizmente vivas muitas pessoas que, para além dos relatórios, muitas vezes tendenciosos e até contraditórios consoante o lado que os difundia, poderiam, se consultadas, trazer clareza a muitas situações.
Pelos vistos isso não aconteceu. Como a causalidade de muitos factos e situações também não foi escalpelizada.
Para além dos erros, há omissões de factos essenciais para a compreensão de determinadas situações, algumas das mais marcantes em todo este processo.
Provando a leveza dos textos, diz-se que Pimentel dos Santos, Engenheiro e Governador Geral de Moçambique, era "Major". Onde é que o autor descobriu que a "banja" de Mueda foi por causa do algodão? Etc, etc,...
Enfim, quem nada souber do que na realidade se passou, ao chegar ao fim da leitura deste volume dedicado a Moçambique, chegará inevitavelmente à conclusão de que a FRELIMO nunca fez nada de errado.
Certamente que houveram atitudes menos correctas de ambas as partes.
E, ou se vai ao âmago das questões, ou é melhor ficar quieto. A não ser que as motivações não sejam as da procura da VERDADE.
Em próximas intervenções procurarei chamar a atenção para os mais importantes erros e omissões.
É evidente serem benvindas todas as contribuições e testemunhos para o esclarecimento da VERDADE.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE