O barco que transporta os 19 tripulantes moçambicanos e portugueses que sobreviveram ao naufrágio de domingo ao largo de Moçambique vai chegar ao porto da Beira pelas 19:30 (18:30 de Lisboa), anunciaram as autoridades portuárias daquela cidade.
Os sobreviventes estão a bordo do "Pólo Norte", que os socorreu, após a sua embarcação, "Equinócio", se ter afundado no banco de Sofala, ao largo de Pebane, província da Zambézia.
Do acidente resultou o desaparecimento de dois tripulantes portugueses e dois moçambicanos, que estão a ser procurados por outras embarcações de pesca que se encontravam nas imediações.
Na altura do acidente, o barco-fábrica "Equinócio" carregava 40 toneladas de camarão, avaliadas em cerca de 830 mil euros, disse hoje o armador, António Schwabach.
O barco, propriedade da empresa moçambicana Sociedade Industrial de Pesca, a que está associada a companhia portuguesa Miradouro, de Aveiro, está matriculado em Maputo, de onde saiu em 28 de Fevereiro deste ano para a presente campanha.
Segundo Schwabach, este acidente constituiu o primeiro naufrágio registado por embarcações da Sociedade Industrial de Pesca, a que preside.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 03.04.2006