998 mortos desde Fevereiro
A epidemia de cólera em Angola causou mais 23 mortos em 938 novos casos registados nas últimas 24 horas e alastrou-se ao BIé e a Huíla, atingido metade das 18 províncias do país.
Doença atinge nove províncias angolanas
O último balanço da epidemia, divulgado este sábado em Luanda pela Organização Mundial de Saúde (OMS), refere que as autoridades sanitárias já registaram 22.596 casos de cólera desde o início da epidemia, em meados de Fevereiro, que provocaram 998 mortos.
Os últimos dados oficiais indicam que foram registados casos de cólera nas províncias do Bié, no planalto central, e da Huíla, no sul do país. Até agora apenas as pronvíncias de Luanda, Benguela, Cuanza Norte, Bengo, Malange, Huambo e Cuanza Sul haviam sido afectadas.
A epidemia de cólera foi declarada a 19 de Fevereiro pelo governo angolano e pela OMS depois de confirmado primeiro caso em Luanda, registado a 13 de Fevereiro.
A cólera é uma doença altamente contagiosa que se transmite através da água, manifestando-se por vómitos e diarreia, que podem originar desidratação grave e, em casos extremos, a morte.
CORREIO DA MANHÃ - 29.04.2006