Brasil reforça cooperação com África
A Força Aérea brasileira iniciou hoje um voo regular para três países da África Ocidental - Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal - com o objectivo de melhorar a cooperação e a assistência humanitária.
A iniciativa visa, segundo a Embaixada do Brasil na Cidade da Praia, o reforço da cooperação do Brasil com aquela sub-região da África Ocidental, sendo os voos «apenas o início».
A ligação aérea - cuja periodicidade ainda não está definida - vai servir ainda para dar apoio logístico e administrativo às embaixadas nestes três países, bem como às respectivas comunidades brasileiras, disse a mesma fonte.
O primeiro voo, que chegou ontem ao aeroporto da Praia, transportou material destinado ao Centro de Formação Profissional que o Brasil está a construir na Cidade da Praia, e«kits» de medicamentos.
No mesmo voo chegaram oito estudantes guineenses que terminaram os seus estudos superiores no Brasil, no âmbito da cooperação na área da educação, e não tinham meios para regressar ao seu país.
Além da área da cooperação e assistência humanitária, estes voos servirão para promover a cultura, transportando nomeadamente artistas.
EXPRESSO AFRICA - 11.04.2006