Macau, China, 04 Abr (Lusa) - A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, reunida hoje em Seul, admitiu como membros associados os Comités Olímpicos da Índia e do Sri lanka permitindo que participem já em Outubro nos primeiros Jogos da Lusofonia.
Em declarações à Agência Lusa, Manuel Silvério, presidente em exercício da ACOLOP e da Comissão organizadora dos primeiros Jogos da Lusofonia, explicou que a associação foi contactada pelos Comités Olímpicos da Índia e do Sri Lanka para que fossem admitidos na ACOLOP.
Reunidos em Seul, à margem da reunião da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, os dirigentes da ACOLOP decidiram atribuir aos seus novos membros o estatuto de associados, semelhante ao que foi atribuído na fundação, em 2004, à Guiné Equatorial.
"Com esta admissão, os Jogos da Lusofonia alargam a sua dimensão às diversas comunidades que falam português no mundo e assumem-se como congregadores de todas essas comunidades", disse.
Para Manuel Silvério, a entrada da Índia e do Sri Lanka faz com que a ACOLOP "entre numa nova era e numa nova fase de desenvolvimento que dá possibilidades à associação de crescer não só ao nível das nações como também das comunidades falantes da língua portuguesa".
O mesmo responsável disse também que os Jogos da Lusofonia, que terão lugar em Outubro em Macau, foram tema de debate nas reuniões dos Comités Olímpicos Nacionais o que fez despertar nos dirigentes do movimento olímpico internacional um interesse pela actividade da ACOLOP.
Tendo em conta o estatuto de associado que assumem a Índia e o Sri Lanka, a Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia poderá vir a limitar o número de inscrições de atletas destes novos membros.
Com a alteração de hoje, a ACOLOP, criada em 2004 em Lisboa, passa a ter como membros efectivos Macau, Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste e como membros associados a Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka.
JCS.