Seul, 02 Abr (Lusa) - Os primeiros Jogos da Lusofonia, que terão lugar em Outubro deste ano em Macau, vão decorrer sob o lema "Quatro continentes, uma língua, unidos pelo desporto", disse hoje à Agência Lusa o presidente da Comissão Organizadora.
Manuel Silvério, vice-presidente do Comité Olímpico de Macau e vice-presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), presidiu em Seul à quinta Assembleia Geral da associação, que se realizou à margem da Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais.
"Quatro continentes, uma língua, unidos pelo desporto, foi o lema escolhido por todos os comités olímpicos que integram a ACOLOP e que estiveram presentes na reunião de sábado em Seul", disse Manuel Silvério.
Os representantes de Macau, Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Timor-Leste e Guiné Equatorial aprovaram também baptizar a mascote dos Jogos - um cão, o mesmo animal que reina este ano no zodíaco chinês - de Leo, uma palavra que se pronúncia de forma semelhante em português e chinês e que em cantonense soa a "bem vindo a Macau", dando um sinal de hospitalidade e desejo de receber bem todos os participantes e falantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
A Comissão Organizadora dos Jogos revelou que desde hoje está disponível o site oficial dos primeiros Jogos da Lusofonia em www.macau2006.org.
Ao longo da reunião, os dirigentes dos comités olímpicos que integram a ACOLOP definiram também que as inscrições de atletas terá de ser feita até ao final do mês de Abril, altura em que será possível determinar se todas as oito modalidades escolhidas - futebol, futsal, atletismo, natação, taekwondo, voleibol de praia, voleibol e basquetebol - terão os participantes suficientes para que sejam organizadas competições.
"A ACOLOP escolheu oito modalidades individuais e colectivas que agora no final de Abril, mediante o número de inscritos pelos respectivos comités olímpicos, vamos determinar se será suficiente para organizar os eventos previstos", explicou Manuel Silvério.
O mesmo responsável salientou que "todos os comités olímpicos se comprometeram a enviar a Macau os seus melhores atletas e a maior delegação possível, facto que não pode deixar de ser considerado como um sinal inequívoco da vontade de participar nem do empenho de todos no sucesso dos primeiros jogos que permitam que estes se prolonguem no tempo sempre com um elevado nível de atletas nas competições".
Manuel Silvério sustentou que a maior dificuldade para todos os comités participantes é "o transporte dos atletas para Macau" já que a taxa de 20 dólares americanos de diária que será praticada "é muito mais baixa do que habitualmente é cobrado pelas organizações de eventos semelhantes".
A ACOLOP foi criada em Lisboa em 2004 e é a principal e mais abrangente associação de cariz desportivo que reúne os povos da lusofonia espalhados por quatro continentes.
Macau, que recentemente recebeu os quartos Jogos da Ásia Oriental e vai receber em 2007 os segundos Jogos Asiáticos de Recinto Coberto, tem a responsabilidade de organizar em Outubro deste ano os primeiros Jogos da Lusofonia, que serão disputados em oito modalidades.
Além disso, Macau vai receber, em 2008, várias delegações olímpicas para estágio antes dos Jogos Olímpicos de Pequim.
JCS.