Custódio Duma*
Não é a primeira vez que abordo publicamente o tópico. Mas desta vez pretendo dar uma caminhada mais conceituada à questão. É que o problema está indo de mal a pior, a preocupação ou o interesse em solucioná-lo nunca é manifestado e o cidadão moçambicano continua a pagar um preço muito alto por essa falta de vontade política.
Prefiro desde logo, em vez de perder-me num discurso longo e sem conclusão, afirmar que a razão fundamental do problema em Moçambique reside na falta de vontade política e falta de postura administrativa nos nossos dirigentes.
Importa também dizer que quanto ao conceito de políticas públicas não há ideia consensual, concordando todos num ponto: tudo aquilo que o governo implementa para todos cidadãos, conjunto de acções relativas a alocação imperativa de valores. Ou então programas de acção governamental visando garantir o bem-estar social e tais programas podem ser para garantir o direito à saúde, o acesso à educação, o direito a habitação, a segurança pública, o desporto, o lazer, o direito ao meio ambiente saudável entre outros.
Leia tudo em:
Download ausencia_politicas_publicas1.doc