O Instituto Camões-Centro Cultural Português acolherá nas suas instalações, no dia 12 de Abril do corrente ano, o lançamento da obra de Assane Sufiane intitulada Troca de dívida por activos: o exemplo da dívida de Moçambique a Portugal.
A obra será apresentada por Jochen Oppenheimer, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
-Sobre o livro
A troca de dívida por investimentos é um dos mecanismos que os países com dívida externa elevada, e não só, têm estado a utilizar para aliviar o peso da dívida e captar investimento directo estrangeiro.
Para a sua efectivação, o processo envolve três intervenientes: o país credor, o investidor e o país devedor. A articulação entre estas partes do triângulo é o objecto de estudo deste trabalho, considerando o caso da dívida externa de Moçambique a Portugal.
Para o caso estudado, este mecanismo envolveu, entre os activos a serem trocados por dívida, empresas moçambicanas a serem privatizadas para além de aplicações financeiras para a criação de novas empresas ou em investimentos de melhorias já existentes.
O presente trabalho descreve e analisa esta operação de debty-equity swap, tendo em atenção a rentabilidade das operações por parte das empresas compradoras da dívida, o seu impacto sócio-económico no terreno e os ganhos ou prejuízos dos dois países envolvidos.
O trabalho analisa onze operações envolvendo nove empresas. As operações analisadas tiveram lugar nos anos de 1993 a 1999 envolvendo no total treze projectos de investimento.
Entretanto, Assane Sufiane nasceu em 1963 em Lichinga – Província do Niassa. Foi estudante em Cuba de 1977 a 1981.
É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
SAVANA - 10.04.2006