Através da rede fixa
Um novo tipo de acesso à Internet de banda larga e alta velocidade, através da tradicional rede telefónica fixa, foi lançado, há dias, pela empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), com activação simultânea nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.
Trata-se da utilização, em Moçambique, da tecnologia ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinantes), que permite aos subscritores da rede fixa poderem aceder à Internet 24 horas por dia, com um custo fixo e independente do tempo de utilização, podendo, em simultâneo, continuar a fazer e receber chamadas, seja de voz ou fax.
Com esta nova tecnologia, pode-se continuar a falar ao telefone, fazer-se e receber-se chamadas, mesmo com a Internet ligada, pois, ao utilizar-se o mesmo cabo da linha telefónica, deixa-se a linha de voz livre".
Outra vantagem desta tecnologia é a possibilidade de transferência digital de dados em alta velocidade, por meio da linha telefónica fixa comum, sem necessidade de instalação da linha telefónica a um modem específico.
ZAMBEZE - 16.04.2006