Quinze tripulantes continuam sob custódia policial, por suposta pesca ilegal.
Uma embarcação moçambicana, denominada `Twanano´, foi apreendida sábado último pelas autoridades policiais da vizinha África do Sul, supostamente por prática de pesca ilegal nas águas territoriais daquele país.
Segundo fontes policiais moçambicanas, 15 tripulantes que seguiam a bordo da embarcação estão igualmente retidos na África do Sul, não se sabendo até ontem o que lhes terá acontecido.
As fontes dizem que as autoridades sul-africanas condicionam a soltura dos moçambicanos à conclusão do inquérito instaurado visando apurar as circunstãncias e as motivações que terão levado os moçambicanos a, supostamente violarem as suas águas.
Fonte da Direcção Provincial das Pescas em Maputo garantiu que uma equipa já foi enviada á zona da Ponta D´Ouro para procurar manter contactos com os sul-africanos no sentido não só de se inteirar do caso, como também de garantir a soltura dos moçambicanos e da embarcação.
A apreensão do barco, ostentando a chapa de inscrição MPT-44-76F, na altura comandado pelo mestre Zacarias Nhampossa, aconteceu, de acordo com as fontes, cerca das 14.30 horas do dia 20 de Maio, quando o mesmo pescava nas águas da zona da Ponta D´Ouro, em Maputo, portanto, águas moçambicanas.
Conforme explicou a fonte, `Twanano´ é uma embarcação credenciada e que há muito vem desenvolvendo a actividade pesqueira naquela zona. Por esta razão, segundo ele, é pouco provável que os moçambicanos tenham violado a zona de jurisdição, mas sim os sul-africanos se equivocado e decidido reter a embarcação e a respectiva tripulação.
NOTÍCIAS - 24.05.2006