Uma unidade industrial de produção e montagem de equipamentos agrícolas foi recentemente construída em Beluluane, no posto administrativo da Matola-Rio, no distrito de Boane, em Maputo.
A montagem desta fábrica, a Bom-Art Industries, um projecto com capitais sul-africanos, insere-se nos esforços visando impulsionar o desenvolvimento agrícola no país contribuindo assim para a erradicação da pobreza absoluta.
Numa primeira fase a fábrica, vocacionada à produção de diversos equipamentos agrícolas, nomeadamente enxadas, charruas, debulhadores, carroçarias, entre outros vai empregar um total de 40 operários.
Daquele número, de acordo com Charles Pycke, engenheiro de produção naquela unidade industrial, 15 pertencem ao pessoal dos serviços administrativos.
Embora sem precisar o valor dos investimentos realizados, o interlocutor revelou que se acredita que vai impulsionar a agricultura dos sectores familiar e privado, particularmente na província do Maputo e no país, em geral, deverá entrar em funcionamento nos meados de Julho próximo.
Charles Pycke indicou ainda que a capacidade de produção da fábrica vai depender do esforço a ser empreendido pelos operários, que na sua maioria são moçambicanos. Contudo, manifestou satisfação pela qualidade da mão-de-obra envolvida, que a classificou de `excelente´.
A Bom-Art Industries tem unidades industriais do género nos países vizinhos, desiganadamente, África do Sul e Botswana. O eng. Charles Pycke disse que a fábrica de Beluluane não vai ter dificuldades no processo produtivo, já que conforme assinalou a matéria-prima para a sua laboração está garantida, quer a nível interno, quer regional.
NOTÍCIAS - 22.05.2006