A segunda Feira do Livro Português na Beira, or ganizada pelo Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa de Moçambique (FBLP) e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), decorre de 26 a 28 de Maio.
Um comunicado de imprensa do FBLP refere que 38 editoras portuguesas vão colocar à venda mais de 15 mil livros a preços com descontos superiores a 75 por cento, durante os três dias do certame.
Ciências Sociais e Humanas, Direito, Literatura Portuguesa de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Literatura Traduzida e ainda títulos de literatura infanto-juvenil constituem as áreas das obras que estarão à venda no evento, indica ainda a mesma nota de imprensa.
"De destacar a presença na feira de um contingente importante de livros didácticos, incluindo dicionários, gramáticas e prontuários. Tudo somado, temos um universo de 15 mil livros que serão vendidos a preços promocionais", sublinha o comunicado do FBLP.
Durante a Feira haverá uma homenagem ao maior poeta moçambicano, José Craveirinha, cujo aniversário coincide com o encerramento do certame.
O custo da segunda edição da Feira do Livro Português está orçado em 235 mil euros, dos quais 196 mil euros serão cobertos pelo IPLB e 39 mil euros pelo FBLP.
As receitas irão reverter a favor do FBL e as eventuais sobras serão oferecidas às bibliotecas públicas provinciais de Sofala, Manica, Tete e Zambézia, no centro do país.
A edição do próximo ano da Feira do Livro Português vai realizar-se na cidade de Nampula, norte de Moçambique, que acolheu a primeira edição, realizada em Fevereiro de 2005.
Também no âmbito da cooperação com o FBLP, o IPLB irá oferecer mobiliário, equipamento, livros, entre outros apoios, no valor de 35 mil euros, à Biblioteca da Cidade da Beira.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 19.05.2006