A Malásia vai ajudar o governo moçambicano a introduzir no país o "Cartão Inteligente", um dispositivo que reúne num só documento o bilhete de identidade, passaporte e a carta de condução.
Para a adopção do "Cartão Inteligente", o vice-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Malásia, Dato Kong Cho Ha, assinou a respectiva acta do acordo com o seu homólogo moçambicano, Venâncio Massingue, na quarta-feira, em Maputo.
"Depois de implementada a estratégia do Cartão Inteligente, todo o moçambicano passará a ter documentos como Bilhete de Identidade, Passaporte e Cartão de Condução, entre outros, inseridos num único cartão", sublinhou Massingue, no acto de formalização do acordo com a Malásia.
O entendimento materializa a vontade manifestada num encontro, em 2005, pelo chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, e o primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Badawi, de os dois países cooperarem na transferência de tecnologias.
A intenção dos dois governantes foi expressa na Cimeira sobre a Parceria Inteligente, um fórum que reúne, anualmente, os países em desenvolvimento e os mais pobres, realizada em Novembro passado, no Lesoto.
Ainda no quadro da cooperação bilateral, Moçambique vai também contar com o apoio da Malásia no desenvolvimento de um "software" para os sectores da saúde e educação, acrescentou o ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia.
A elaboração em Moçambique de uma lei sobre as tecnologias de informação, "Ciber Laws", é outro dos domínios em que a Malásia poderá intervir na cooperação com Maputo.
Falando sobre a sua visita a Moçambique, o vice-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Malásia disse que a mesma permitiu a "identificação das áreas em que o envolvimento da Malásia pode ser uma mais valia".
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 25.05.2006