O nível de captura de pescado pode estar a reduzir. Os pescadores de pequena escala não têm dúvidas. Dizem que os seus rendimentos estão a baixar ano após ano como consequência dos baixos rendimentos da faina. Por seu turno, o Ministério das Pescas diz que, no futuro, a alternativa pode ser a produção artificial de mariscos para tentar compensar a queda da captura. Segundo o Vice-Ministro, Victor Borges, decorre a elaboração de estratégia nacional do sector das Pescas, a ser apresentada ao Conselho de Ministros nos próximos dias.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Manhã de terça-feira. Os barcos acabam de ancorar nas margens de Chimuntanine, uma pequena comunidade de pescadores, localizada a norte da cidade de Maputo.
Os homens regressaram a terra depois de uma noite passada no mar.
À saídas dos barcos perfila-se um grupo de mulheres revendedoras do pescado nos mercados de Maputo. Tem sido assim todas as manhãs.
Os resultados da faina deixam muito a desejar. Os pescadores lamentam a queda de produção. Não encontram explicação. Os resultados da faina não agradam.
O Ministério das Pescas está a monitorar a situação para ter a dimensão real do problema que afecta, principalmente, os pescadores de pequena escala.
Nos próximos anos a alternativa pode ser a produção artificial de mariscos para manter os actuais índices de exportação.
TVM - 24.05.2006