27 países africanos reunidos em Madrid
A partir desta quinta-feira, representantes de 27 países africanos vão estar reunidos durante dois dias em Madrid para avaliar os avanços feitos e obstáculos encontrados na luta contra o terrorismo em África, especialmente nas áreas legislativa e judicial. Do encontro, deverá resultar a elaboração de um Plano de Acção Antiterrorista com medidas práticas de aplicação a médio e longo prazo.
A reunião, organizada em conjunto pelas Nações Unidas e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha, servirá para identificadar as necessidades de assistência técnica de cada país e para mobilizar a ajuda internacional,
Outro dos objectivos do encontro é promover a aplicação em cada país da legislação internacional antiterrorista. Pretende-se, com isso, promover a ratificação e aplicação de três convenções e protocolos internacionais sobre terrorismo e a aplicação de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Participaração do encontro em Madrid, delegações ministeriais de Angola, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Congo, Costa do Marfim, RDCongo, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Gana, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa e Togo.
A reunião contará, ainda, com a participação de representantes da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e da Comunidade Económica dos Estados da África Central.
EXPRESSO AFRICA - 24.05.2006