Encontro decorreu em Abuja
A vice primeira-ministra e ministra de Plano e Finanças de São Tomé e Príncipe, Maria Tebus, que integrou a visita do Presidente Fradique de Menezes à Líbia e à Nigéria, participou em Abuja, capital política nigeriana, na conferência dos países africanos produtores e exportadores de cacau, na qual os operadores do sector foram convidados a dar o seu contributo tendo em conta as suas experiências.
A conferência, que teve lugar na passada quinta-feira, em Abuja, foi considerada «proveitosa para o arquipélago», garantiu Maria Tebus Torres.
«Como ministra das Finanças, tendo em conta a ausência da ministra da Economia nesse encontro, nós e os participantes aproveitamos para colher experiências e preocupações, preocupações essas que temos com os nossos pequenos agricultores e as empresas produtoras de cacau», defendeu a governante.
Na Nigéria, a delegação são-tomense aproveitou para pedir às autoridades locais para prorrogar o prazo da amortização da dívida de São Tomé e Príncipe para com este país avaliada em cerca de 15 milhões de dólares.
Entretanto, o arquipélago espera receber nos próximos dias apoio da Líbia. Para o efeito foi assinado, na semana passada, um processo verbal entre o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Carlos Gustavo dos Anjos, e as autoridades líbias. O pacto prevê a deslocação, nos próximos dias, de uma equipa técnica solicitada pelo Executivo são-tomense no âmbito da assistência.
Segundo a ministra Maria Tebus Torres, tudo na perspectiva de se encontrar novas fórmulas para resolver os inúmeros problemas em que o país se encontra mergulhado.
Inácio Amorim - Jornal Digital - 08.05.2006
NOTA: Não se percebe como são perdoadas as dividas a Portugal, União Europeia, FMI e outros e os "irmãos" da Nigéria não perdoam ou nem se lhes é sequer o mesmo pedido por S.Tomé. "Irmãos" mas negócios à parte.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE