O conselheiro especial do Secretário- Geral das Nações Unidas para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), Jeffrey Sachs, inicia hoje uma visita de quatro dias a Moçambique para analisar a implementação da iniciativa da ONU.
A visita de Jeffrey Sachs pretende avaliar especialmente as estratégias em curso para a redução da pobreza e apoiar o Governo moçambicano a alcançar até 2015 as metas internacionalmente acordadas, indica um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
"A missão vai providenciar assistência ao país na elaboração de um plano de acção de dez anos que incluirá compromissos temporais e resultados tangíveis", refere a nota.
Neste âmbito, a missão irá também apoiar o executivo de Maputo na identificação da assistência a ser solicitada à equipa do Projecto do Milénio das Nações Unidas, incluindo possíveis datas para a formação de moçambicanos.
Durante a visita, Sachs manterá encontros com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, com membros do Governo, representantes das Nações Unidas, da comunidade doadora e da sociedade civil, incluindo representantes dos órgãos de comunicação social.
Jeffrey Sachs participará ainda num debate público sobre o desenvolvimento, organizado pelo Instituto Superior das Relações Internacionais (ISRI) de Maputo, em colaboração com o Governo de Moçambique e o PNUD.
A missão do Conselheiro Especial de Kofi Annan inclui uma visita à província de Gaza, sul de Moçambique, onde se espera que Sachs proceda ao lançamento do projecto-piloto Aldeia do Milénio, inserido no Projecto Milénio da ONU, destaca o comunicado.
O Projecto Milénio das Nações Unidas, um organismo independente constituído por iniciativa de Kofi Annan, é destinado a desenvolver um plano global para se alcançarem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Em Janeiro de 2005, Moçambique organizou o lançamento nacional do Relatório do Projecto do Milénio, intitulado "Investir no Desenvolvimento: Plano Prático para se atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio", que constituiu o primeiro de uma série de iniciativas globais à volta dos ODM.
O programa foi apresentado na sessão da Assembleia-Geral das Nações sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio realizada em Setembro do ano passado, em Nova Iorque, durante a qual Moçambique apresentou o segundo relatório de progresso dos ODM.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 26.06.2006