Resultados económicos do país são «louváveis»
O Fundo Monetário Internacional (FMI), descrevendo como «louváveis» os resultados económicos de Moçambique, decidiu segunda-feira conceder mais 2,4 milhões de dólares (1,9 milhões de euros) ao país, ao abrigo do programa de crescimento económico e redução da pobreza.
O montante agora atribuído eleva para 11,9 milhões de dólares (9,46 milhões de euros) a quantia já concedida a Moçambique ao abrigo do programa que tem um valor total de 16,7 milhões de dólares (13,2 milhões de euros).
Numa declaração emitida segunda-feira, o vice-director administrativo e presidente interino do FMI, Takatoshi Kato, disse que apesar dos «choques externos» o «forte» rendimento macroeconómico continuou a crescer em 2005 e no início deste ano.
«Os resultados fiscais têm sido louváveis e todos os critérios foram cumpridos até final de 2005», disse a declaração, acrescentando que embora as perspectivas para a economia moçambicana continuem favoráveis será necessário manter «a vigilância à luz dos preços voláteis do petróleo e à imprevisão do tempo».
«A médio prazo os principais desafios são suster um crescimento económico de base alargada e alcançar mais avanços no alívio da pobreza através da aplicação de uma estratégia de redução da pobreza para 2006-2009», refere a declaração.
O vice-director administrativo do FMI exortou as autoridades moçambicanas a fortalecer «a transparência da administração de recursos naturais, em linha com os princípios da Iniciativa de Transparência para as Industrias Extractivas».
O responsável acrescenta que para alcançar os objectivos de desenvolvimento o governo «deve assegurar que financiamentos externos adicionais, incluindo recursos da iniciativa da divida multilateral, se destinam às áreas económicas e sociais mais produtivas de um modo que não comprometa a estabilidade macro económica».
O FMI saudou a entrada em vigor de novas notas no país, algo que «deverá ajudar a proteger a estabilidade dos preços e assegurar as poupanças dos pobres».
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 20.06.2006