As empresas portuguesas Soares da Costa e consórcio Teixeira Duarte/ANA estão na corrida para as obras de reabilitação do aeroporto internacional de Maputo, disse fonte da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM).
Aquelas empresas concorrem separadamente e integram uma lista final de sete candidatos, de entre 16 iniciais, de que fazem parte empresas de Moçambique, Brasil, França, China, entre outras.
O anúncio do vencedor será feito no final deste ano, devendo as obras de modernização e ampliação do aeroporto de Maputo, avaliadas em 49,8 milhões de euros, ficar concluídas no final de 2007.
A ADM anunciou que, até 2008, vai investir 64 milhões de euros na recuperação de aeroportos no país, com base numa previsão de aumento de 3 por cento no tráfego de passageiros, actualmente de 1,3 milhões de pessoas por ano.
Entre outras obras em Moçambique, a Soares da Costa em parceria com a também portuguesa Mota-Engil, está a construir, a ponte sobre o rio Zambeze, um projecto avaliado em 66 milhões de euros e que é o maior realizado no país após a independência.
A construtora portuguesa Teixeira Duarte, que também desenvolve actividade hoteleira nas cidades de Maputo e da Beira, está a construir a ponte sobre o rio Limpopo, um projecto de 11 milhões de euros, para além de outros trabalhos de construção no país.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 22.03.2006