Moçambique acaba de confirmar a sua participação nos Campeonatos Africanos de Atletismo, a decorrerem nas ilhas Seychelles de 9 a 13 do próximo mês. A comitiva nacional ao evento terá como cabeça de cartaz a `menina de ouro´, Lurdes Mutola.
Os campeonatos Africanos das Seychelles serão muito competitivos este ano, em virtude da Confederação Africana de Atletismo ter determinado que todas as `estrelas´ africanas são obrigadas a participar nas provas sob a sua égide.
A missão de Mutola apresenta-se espinhosa, uma vez que deverá concorrer ao título africano dos 800 metros com a marroquina que lhe fez `vida negra´ nos jogos da Commonwelth ainda este ano.
Presentemente Mutola, se encontra na Europa a preparar-se para conquistar a medalha de ouro. Entretanto, poderá ainda correr nos 1500 metros, especialidade que pretende abraçar no futuro, o que abre boas perspectivas de Moçambique vir a conquistar mais medalhas de ouro.
Para além de Mutola, conseguiram os mínimos de qualificação Elisa Cossa nos 100 metros, Telma Cossa nos 100 metros barreiras, Leonor Piúza, nos 800 metros, Kurt Couto, nos 400 metros barreira, e Natércia Quive, nos 100 e 200 metros.
NOTÍCIAS - 18.07.2006