MITUR namora empresariado privado
A par do desenvolvimento de um conjunto de acções de reabilitação de diversas infra-estruturas destruídas durante o último conflito armado, o Ministério do Turismo(MITUR) está a namorar a classe empresarial nacional e estrangeira a investir no Parque Nacional de Banhine, na província meridional
de Gaza.
A medida tem em vista permitir visitas de turistas àquela estância, única habitada por avestruzes trazidas da Somália durante a dominação colonial portuguesa terminada em Junho de 1975, altura da proclamação da independência de Moçambique, de acordo com Bartolomeu Soto, director nacional das Áreas de Conservação, no MITUR.
Não se tem o número daquelas aves arroladas que foram um dos alvos preferenciais durante aquele conflito, mas Soto sublinha que Banhine é a única estância turística nacional onde abunda a avestruz, “e tudo está a ser feito no sentido de ser alvo de uma maior protecção da nossa parte para não ser mais abatida”.
É dentro deste quadro que estão a ser investidos cerca de dois milhões de dólares norte-americanos em programas de recondicionamento da estrada que dá acesso ao parque, assim como em obras de tendas de campanha para acolher veraneantes interessados em passar lá parte do seu tempo de lazer.
Já existem montadas seis tendas, o que levou o ministro do Turismo, Fernando Sumbana, a dizer que Banhine já está em condições de receber turistas, mas o calcanhar de Aquiles está na rodovia que está em péssimas condições, o que faz com que os cerca de 200 quilómetros para o local onde estão as tendas sejam percorridos em cerca de sete horas ininterruptas.
Sumbana acaba de inaugurar um centro de pesquisa montado com apoio de uma organização não-governamental dos Estados Unidos da América (EUA) denominada AWF (Cm 2383)
O empresariado privado nacional e estrangeiro está a ser convidado para construir unidades da indústria hoteleira para explorar em Banhine onde abundam também búfalos, elefantes, leões, peixe de diversos tipos, entre outros tipos de animais selvagens e espécies de árvores para madeira e construção de casas.
(F. Saveca) - CORREIO DA MANHÃ(Maputo) - 22.08.2006
Veja:
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2006/08/parque_nacional_1.html