Pelas suas Bodas de Ouro
-Namuaca enaltece trabalho dos presidentes dos Conselhos Executivos
O presidente do Conselho Municipal de Nampula enalteceu hoje as figuras que passaram na liderança deste ponto da província, naquilo que marcou um dos pontos mais alto da comemoração dos 50 anos da cidade de Nampula.
Trata-se, Aurélio das Neves, Gemano José Joaquim, Francisco Joaquim de Lima (falecido), Narciso Ionlela, Ishaca Aly Barraca e Dionísio Cherewa.
Discursando na ocasião, Castro Namuaca reconheceu o esforço que os antigos presidentes deram para o desenvolvimento da cidade de Nampula, cujos resultados são hoje visíveis.
O discurso, foi antecedido da habitual cerimónia de deposição de coroa de flores na praça dos heróis, inauguração da rua Sem Saída, reabilitada através do Orçamento Geral do Estado.
Seguiu-se a premiação dos funcionários exemplares, e a galardoação das personalidades e instituições que se destacaram no processo do desenvolvimento da cidade.
À margem das festividades, a empresa de telefonia móvel Mcel procedeu a entrega de material de
Informática à escola secundária de Napipine.
De destacar a presença, nas festividades, da Ministra do Trabalho, Helena Taipo, do Vive- Ministro das Finanças, Pedro Couto, do director Nacional do Desenvolvimento Autárquico e do governador de Sofala, Alberto Vaquina, entre outras individualidades.
A fim de participarem nas cerimónias, encontram-se, igualmente, nesta cidade representantes da Câmara Municipal de São João da Madeira (Portugal), nomeadamente o vice-Presidente e o Presidente da Assembleia, respectivamente, a convite do edil de Nampula, no âmbito dos acordos de geminação existentes entre o Conselho municipal local e algumas câmaras portuguesas.
Para a comemoração da efeméride, estão agendados vários espectáculos musicais, em que, além de agrupamentos locais, intervêm alguns provenientes das cidades de Maputo e Beira.
Refira-se que o lançamento das festividades do Dia da cidade de Nampula, deu-se no passado dia 8 de Julho último, com um festival artísticocultural no posto administrativo de Napipine. Na sequência do qual, Castro Namuaca efectuou, ao longo da primeira quinzena de Agosto em curso, uma série de visitas aos postos administrativos desta autarquia, onde auscultou as inquietações da respectiva população, tendo o lixo, a criminalidade e o desemprego merecido maior destaque.
WAMPHULA FAX – 22.08.2006
NOTA:
É pena que o Dr. Castro Namuaca se tenha esquecido de quem na realidade foram os Presidentes obreiros de Nampula, como o Dr. Ferrão ou Pedro Baessa.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE