Está tudo a postos para o arranque, hoje, da 42ª Feira Internacional de Maputo (FACIM/2006), com a confirmação da participação oficial de 13 países e de mais de 500 expositores entre nacionais e estrangeiros, e cuja inauguração será feita pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza.
A FACIM/2006 irá decorrer até ao próximo domingo, dia 3 de Setembro, e dentre os países que se fazem presentes incluem-se Portugal, que ocupa uma área de 1400 metros quadrados, Alemanha com 428 m2, África do Sul (através da província de Mpumalanga), com 367.5 m2, Brasil, com de 225 m2, Zimbabwe (117 m2), Botswana (63 m2), Noruega (27 m2), Espanha, Finlândia e Suazilândia (18 m2 cada) e Canadá, Malawi e Macau (9 m2 cada).
Estão presentes ainda na FACIM/2006 empresários estrangeiros que decidiram participar a título individual e que são provenientes da Tanzania, Quénia, Bangladesh e Taiwan. Ainda ontem, era visível no interior da FACIM alguns expositores a concluírem a preparação dos respectivos `stands´ e, segundo fonte da organização, a grande procura de um espaço por parte de potenciais expositores originou uma ruptura na capacidade de resposta da Sociedade Gestora de Feiras, Exposições e Congressos (SOGEX), a promotora do evento.
Ainda hoje, de acordo com o presidente do Conselho de Administração do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), João Macaringue, serão premiados os agentes económicos que se destacaram no ano passado na actividade de exportação. `Tem sido tradição, por ocasião da realização das edições da FACIM, o IPEX consagrar um dia ao exportador moçambicano, em reconhecimento dos esforços que este tem empreendido na luta pela colocação do nome do país além-fronteiras. Para o corrente ano, a cerimónia do Dia do Exportador será honrada pela presença do chefe do Estado, no período imediatamente a seguir à visita inaugural da FACIM´, disse. Ainda de acordo com o presidente do IPEX, tendo em vista responder aos desafios que apontam o distrito como base da planificação e resgatando o papel da agricultura como motor do desenvolvimento do país, os critérios de premiação dos exportadores foram adequados, tendo sido introduzidas novas categorias.
Assim, o total de prémios a serem atribuídos é de 19, sendo de destacar as categorias de prémio de maior exportador no conjunto dos megaprojectos e o prémio de maior exportador excluindo os megaprojectos. Por outro lado, na categoria de prémio dos exportadores fora dos megaprojectos no sector agrícola serão diferenciados os exportadores de produtos tradicionais e não tradicionais.
Segundo ainda apurámos, é expectativa da organização que no decurso da presente edição da FACIM sejam firmados vários acordos de negócios, e é nesse contexto que se prevê para amanhã, igualmente no recinto da feita, a assinatura de um memorando de entendimento entre o IPEX e a sua congénere do Zimbabwe (ZIMTRADE), cujos objectivos visam criar mecanismos que permitam a facilitação e desenvolvimento do comércio entre os dois países.
NOTÍCIAS - 28.08.2006