Em Preparação do Censo Geral de 2007
A cidade de Nampula e o distrito de Lalaua foram contemplados com o recenseamento piloto, a decorrer a partir do próximo mês de Setembro, com vista à recolha de amostras para o 3º Censo Geral da População e Habitação, agendado para Agosto de 2007.
Bento Namumo, delegado do Instituto Nacional de Estatística (INE) em Nampula, que revelou o facto, disse que decorre já, na capital provincial, a formação de 100 agentes que irão fazer parte do processo.
Namumo, que falava por ocasião do 10º aniversário da sua instituição, ontem assinalado, afirmou ser aposta do INE a disponibilização de dados fiáveis, capazes de facilitarem ao governo na definição das suas políticas de combate à pobreza e a integração das comunidades nas acções de planificação local.
Para aquele responsável, o INE tem vindo a servir de catalizador para o desenvolvimento do país, uma vez que, os dados por si fornecidos, influenciam na vida das populações, directa e indirectamente.
Nestes 10 anos, várias instituições encomendaram os seus inquéritos ao INE, o que leva a crer que não se pode planificar sem o conhecimento do número real dos beneficiários. Disse a fonte, mostrando-se, contudo, preocupado pelo facto de muitos distritos ignorarem o número exacto da sua população.
Dados disponíveis indicam que, na cidade de Nampula, o recenseamento piloto terá lugar no bairro de Muatala, devendo abranger um total de 38 mil pessoas, enquanto em Lalaua foram identificadas as localidades de Naquessa e Meti-sede, com um universo de 19 mil pessoas. O objectivo é verificar a tendência do recenseamento nos meios urbano e rural, cujas características são diferentes.
Recorde-se que os dados do II Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 1997, a província de Nampula tinha mais de três milhões e quinhentos mil habitantes.
WAMPHULA FAX - 29.08.2006