Informações bancárias pertencentes a milhares de britânicos estão a ser vendidas na África Ocidental por menos de 20 libras cada, noticiou o programa Real Story, da BBC.
Potenciais burlões na Nigéria encontram os dados pessoais desses britânicos armazenados nos computadores reciclados enviados do Reino Unido para África.
Tais informações podem ser encontradas no disco duro de um computador de forma relativamente fácil,se os seus dados não forem limpos antes do envio. A símples remoção dos ficheiros ou formatação do disco antes do envio dos computadores não são medidas suficientes para evitar a situação.
Os utilizadores devem preferivelmente usar programas apropriados para apagar os dados no disco duro ou removerem o disco do computador antes de o venderem ou doarem, evitando assim que terceiros se aproveitem desses dados.
De acordo com o Gabinete Regulador do Governo Britânico que trata da protecção de dados, as instituições têm a obrigação legal de eliminarem dos seus computadores, quando não mais necessitarem, a informação pessoal das pessoas.
IMENSIS - BBC - 15.08.2006