O Governo do Japão vai doar cerca de 900 mil euros ao sector de pescas de Moçambique, para o reforço na formação de quadros neste domínio, segundo um comunicado da embaixada do Japão hoje divulgado.
Segundo a mesma nota de imprensa, a ajuda nipónica será concedida pela Fundação para a Cooperação Internacional de Pescas do Japão à Escola de Pesca da Matola, a única do género em Moçambique.
Com o apoio, "o Japão pretende contribuir para a capacitação daquela unidade de ensino na formação de quadros capazes de melhorar o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos da vasta costa moçambicana".
A verba destina-se igualmente a apoiar as vertentes da "orientação técnica relativa à pesca e navegação marítima, bem como instrução voltada especialmente ao corpo docente", adianta ainda o comunicado de imprensa.
No quadro da cooperação entre os dois países no domínio das pescas, especialistas da Fundação para a Cooperação Internacional de Pescas vão deslocar-se a Moçambique, para ajudar no reforço da capacidade de formação da Escola de Pescas da Matola.
O pescado é um dos principais produtos de exportação de Moçambique, sendo maioritariamente vendido à União Europeia, mas a deficiente fiscalização da actividade pesqueira tem levado à exploração desenfreada de recursos marinhos e à diminuição do seu peso na balança comercial moçambicana.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 30.08.2006