Macau, China, 29 Ago (Lusa) - O Brasil vai estar ausente do torneio de futebol dos Jogos da Lusofonia, que se realizam em Macau de 07 a 15 de Outubro, mas a organização do evento está a tentar ainda que os "canarinhos" se inscrevam.
O presidente da Comissão Organizadora dos primeiros Jogos da Lusofonia (COJOL), Manuel Silvério, disse hoje ao jornal Tribuna de Macau que dos 12 países e territórios inscritos "10 estão inscritos no futebol(Ó) contudo o Brasil não é um deles".
No entanto, Manuel Silvério garantiu que o COJOL "irá realizar algumas diligências no sentido de contar com uma participação brasileira" na modalidade de futebol.
Manuel Silvério reconheceu que o basquetebol e o voleibol serão as modalidades "de maior impacto" e admitiu que Angola, Cabo Verde e Timor-Leste anunciaram ter dificuldades financeiras para se fazerem representar nos Jogos da Lusofonia.
O presidente do COJOL disse ainda que apesar da atleta moçambicana Lurdes Mutola estar lesionada e não poder competir nos Jogos, poderá estar presente no evento como convidada.
Os Jogos da Lusofonia, que vão custar a Macau 167 milhões de patacas (16,7 milhões de euros), são a primeira grande manifestação desportiva da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), criada em 2004 em Lisboa.
Fazem parte da ACOLOP os comités olímpicos de Portugal, Macau, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo- Verde e Timor-Leste como membros efectivos e da Guiné-Equatorial, Índia e Sri Lanka como membros associados.
Ao longo dos nove dias de competição vão ser disputadas provas de futebol, futsal, voleibol, voleibol de praia, basquetebol, atletismo, taekwondo e ténis de mesa.
Os preços dos bilhetes para a cerimónia de abertura variam entre as mil patacas (cem euros) e as 300 patacas (30 euros), enquanto que para as competições desportivas foi colocado à venda um passe ao preço de 50 patacas (cinco euros).
Numa cerimónia realizada segunda-feira, Zhang Xiaohai, vice- director do Centro de Programação de Artes da Televisão da China (CCTV), deu a conhecer o modo como decorrerá a abertura dos jogos, com uma cerimónia dividida em cinco sessões, cada uma composta por retratos tradicionais que se interligam com elementos específicos da Ásia, Europa, América e África.
Zhang Xiaohai disse que a cerimónia de abertura integrará o fado português, o samba do Brasil, os tambores de África e a dança tradicional chinesa.
O responsável pelo espectáculo revelou ainda que Carnaval, Paixão e Selva são outras das características comuns partilhadas entre as diferentes culturas dos países e regiões de língua oficial portuguesa, pelo que estarão em destaque na abertura dos jogos.
Macau, que organizou no final de 2005 os quartos Jogos da Ásia Oriental, tem agendado para Outubro os primeiros Jogos da Lusofonia e para 2007 os segundos Jogos Asiáticos de Recinto Coberto.
GCS.