Segundo “website” do governo americano
(Maputo) O portal (website) do governo dos Estados Unidos da América, deixa um aviso muito claro aos cidadãos daquele país que queiram visitar Moçambique: Maputo é uma cidade onde ocorrem cenas de crime violento e os cidadãos americanos devem evitar viajar a bordo de aviões da «Air-Corridor».
Segundo o Departamento do Estado americano, por razões de “falta de segurança” aos funcionários da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo não é permitido viajarem nos aviões da «Air-Corridor».
“É perigoso circular a noite”
De acordo com a nota do Departamento do Estado americano é extremamente perigoso circular a noite não devido a onda de crime mas também devido ao mau estado das vias e falta de serviços de emergência.
O mesmo alerta aconselha a uma redobrada vigilância aos motoristas que circulem nas vias que levam à África do Sul devido ao perigo de assaltos e roubo de viaturas.
“Os funcionários americanos em serviço em Moçambique são proibidos de circular para fora da cidade de Maputo durante a noite”. Durante o dia o Departamento do Estado recomenda que os seus funcionários andem em comboios de duas ou mais viaturas.
“Acidentes de viação envolvendo peões são muito comuns. Há reportes de peões que se atiram propositadamente aos veículos conduzidos por estrangeiros com o objectivo de simularem acidentes e consequentemente extorquirem os condutores”, refere a mesma nota que adverte também para o perigo de minas fora das cidades, nas bermas das vias.
“Crime violento”
“O maior constrangimento que os cidadãos americanos poderão enfrentar em Moçambique é o crime violento”, refere a fonte. Acrescenta ainda que a ocorrência de crimes na via pública é comum, tanto em Maputo como noutras cidades moçambicanas.
“Cidadãos americanos já foram vítimas de violação sexual e assaltos à mão armada. Os visitantes devem manter-se vigilantes e evitarem o uso de jóias e outros bens caros. Zonas isoladas devem ser evitadas. Os visitantes devem evitar caminhar a noite mesmo em zonas turísticas conhecidas”.
“Apesar da existência de patrulhas policiais em zonas frequentadas por turistas, tais locais permanecem perigosos uma vez que a Polícia, além de ser mal paga e mal equipada, tem falta de brio profissional a que os americanos estão habituados nos EUA (Estados Unidos da America) ”.
Facilidades médicas
“As facilidades médicas são rudimentares e a maior parte do pessoal de saúde não fala inglês. Nem sempre os medicamentos estão disponíveis. Fora da cidade de Maputo o nível de cuidados médicos situa-se entre o básico ou nem sequer existe. O Departamento do Estado insta fortemente os americanos que consultem as suas seguradoras de saúde para se informarem do alcance dos respectivos seguros caso pretendam viajar para Moçambique”.
Estado das vias
O Departamento do Estado alerta os seus cidadãos em como em Moçambique irão encontrar vias com condições e em estado diferente das estradas nos EUA. Refere ainda que a rede de estradas que ligam as capitais provinciais é relativamente boa, mas, em determinados troços encontram-se esburacadas e nas estações chuvosas podem apresentar outro tipo de obstáculo.
“As principais vias são palcos de cenas de banditismo. Em determinados período a Embaixada americana tem restringido o seu pessoal de circular em algumas estradas. O pessoal da Embaixada é mesmo proibido de viajar para fora das cidades durante a noite devido ao risco de banditismo, mau estado das vias, entre outros factores”.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 22.08.2006