OS "Mambas" começam hoje a definir a estratégia para o desafio de sábado, contra o Senegal. E o adversário para o ensaio do esquema não podia ser melhor do que o Benfica de Portugal, formação com outro calibre competitivo. Este jogo-treino, visto como crucial para Artur Semedo, em relação à montagem do onze-base, realiza-se por volta das 10.00 horas locais (11.00 de Maputo), na Academia do Benfica, em Seixal, no prosseguimento dos estágio da Selecção Nacional em Lisboa.
Maputo, Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006:: Notícias
Os "encarnados", que se vão apresentar em peso, querem que o treino decorra à porta fechada, ou seja, longe dos olhares do público e dos homens da Informação. O Benfica está também a preparar-se para o encontro com o Boavista, no Bessa, para a segunda jornada da Liga portuguesa. Por isso, espera-se muito deste embate com os "Mambas", que, apesar de ser "a feijões", ninguém quererá perder. Para o caso particular de Moçambique, é sempre um privilégio defrontar um adversário do calibre do Benfica. É um aspecto que por si só automotiva os próprios jogadores, que lutam por um lugar no onze-base. No treino de ontem, Semedo "escondeu" bastante a táctica que deverá implementar frente ao Benfica e, consequentemente, o desenho para o confronto com o Senegal. Puxou pelo físico dos atletas e ensaiou algumas jogadas colectivas do ponto de vista defensivo e ofensivo. A resposta dada pelos seleccionados foi positiva, uma vez que procuraram cumprir à risca as orientações do técnico, sempre interventivo para corrigir os aspectos negativos.
DÁRIO E GENITO NO EIXO OFENSIVO?
Apesar de "esconder" a maneira como irá jogar esta manhã, foi possível observar que o técnico pretende colocar Dário Monteiro e Genito como as unidades mais ofensivas. Na calha está também o jovem Henning Comé, que no treino de ontem mostrou qualidades apreciáveis. Mas foi com Dário e Genito que Semedo começou a preparar o ataque moçambicano. Na defesa, está em perspectiva uma linha de quatro homens (Armando Sá, Mano, Dário Khan e Paíto). À espreita está Nando Matola, que, se o técnico o entender, poderá pô-lo a jogar a "líbero" ou a "trinco". As grandes dúvidas residem no meio-campo. Nelinho e Macamito foram os ensaiados como médios-centro, com o primeiro na qualidade de recuperador e o segundo como municiador de jogadas ofensivas. Nas alas, Campira, à direita, e Miro, à esquerda. Foi isto o que deu para entender nos treinos de ontem. Mas Semedo vai dizendo que o seu grande dilema, para já, está na linha intermediária, porque gostaria de ter homens robustos e rápidos a pensar o jogo. Mas as dúvidas quanto ao onze provável poderão começar a ser dissipadas no treino de hoje com o Benfica. Refira-se que o esquadrão moçambicano convocado para esta "Operação Senegal" já está completo, com a integração de Armando Sá.
GERVÁSIO DE JESUS, em Lisboa