O arcebispo sul-africano, Desmond Tutu acaba de lançar um violento ataque contra o comportamento da sociedade da África do Sul que segundo aquele reverendo que já foi laureado com o Nobel de Paz, os sul-africanos estão perdendo a noção de moral.
Segundo Tutu “os sul-africanos estão errando no seu comportamento, diariamente”.
“O que é está acontecendo connosco? Talvez não estejamos a ver bem como o «apartheid» destruiu-nos; de tal sorte que parece termos perdido o senso do certo e do errado”.
Falando na Universidade de Cape Town, Tutu prosseguiu: “´Não será uma coisa horrível que um homem adulto viole sexualmente uma menina de 9 anos?”, perguntou recorrendo à actual onda de violações de menores.
Em muitos dos casos os protagonistas dessas violações sexuais a crianças alegam razões obscurantistas assentes na justificação de que manter relações sexuais com menores virgens cura a doença.
O Arcebispo questiona ainda as razões que levam organizadores de marchas reivindicativas a atirarem para fora de comboios, em andamento, quem não adira a tais greves.
“O que aconteceu connosco? Parece que pervertemos a nossa liberdade, os nossos direitos para sermos responsáveis”.
“Os direitos andam de mãos dadas com a responsabilidade, com a dignidade, com o respeito por nós próprios e pelos outros”.
Tutu sublinhou que a necessidade de se quebrar e desrespeitar as leis terminou com o fim do apartheid em 1994. “Nessa altura o objectivo era, de facto, «Fazer a África do Sul ficar ingovernável»”.
“Alcançámos o nosso objectivo. Estamos livres. Temos a obrigação de obedecer às leis feitas pelos nossos legisladores. A nossa liberdade teve um grande custo. Não devemos desvalorizar isso. Não devemos abusar as nossas crianças, as nossas mulheres”; disse Tutu que não deixou de argumentar que os africanos perderam o seu profundo respeito pela vida.
Comportamento cívico
Tutu não deixou de apelar na ocasião para a necessidade de um comportamento civilizado entre os sul-africanos.
“Alguém me pode explicar porque é que aceitamos convivermos com lixo? Muitos de nós atiram cascas de laranja, banana, papel, para o chão, justamente num local onde existe uma lata de lixo!”.
“Porque é que somos tão irresponsáveis em relação ao meio ambiente? Devemos dizer a quem faça isso que o seu acto constitui não apenas crime, mas que também é pecado. Estamos a sujar a criação de Deus”.
(Redacção com «SAPA») - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 29.09.2006