Este ano o Dia Mundial do Turismo foi comemorado no Parque Nacional da Gorongosa, com a presença do Sr. Ministro do Turismo, do Sr. Vice-Ministro do Turismo e do Sr. Governador da Província de Sofala.
Vasco Galante, Responsável pelas Relações Públicas do Projecto, disse : “hoje temos o prazer de anunciar o recrutamento do 300º trabalhador do Projecto de Restauração: Sr Fernando Fernando (Motorista Profissional)”.
Acreditamos que o Parque Nacional da Gorongosa poderá tornar-se na força motor de crescimento económico da região centro de Moçambique, como uma enorme fonte de emprego local. “O turismo é o maior empregador mundial, e continuará a ser o maior contribuinte do crescimento económico de Moçambique.”
Segundo a Organização Mundial do Turismo, o continente africano é a região com a expansão turística mais significativa. Até ao ano 2020, estima-se que África triplique a sua indústria de turismo, alcançando 77 milhões de visitas por ano.
Galante continua: “Acreditamos que Gorongosa poderá ser um dos mais desejados destinos turísticos de toda África. É um dos mais bonitos e diversificados ecossistemas de todo o mundo e no passado possuia uma das maiores populações animais do continente africano. O nosso esforço de protecção do ecossistema e repovoamento animal é enorme e não apenas na área de conservação já que irá também incentivar a actividade turística no Parque.”
O Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa é um esforço conjunto entre o Ministério de Turismo de Moçambique e a Fundação Carr (sem fins lucrativos, baseada nos Estados Unidos). O projecto consiste em cinco componentes, nomeadamente: Turismo, Conservação, Pesquisa Científica, Relações com a Comunidade e Operações e Infraestruturas.
A reintrodução de espécies animais teve início no mês transacto com a chegada de cinquenta búfalos, provenientes de Kruger Park na vizinha África do Sul.