Maputo - Pelo menos três centenas de pessoas assistiram segunda-feira ao filme "Marrabentando", em que participam actores sonantes do panorama musical moçambicano, Dilon Djindj, um dos pilares da marrabenta e António Marcos, autor de "maengane" ou seja adeus, canção em voga no país.
O filme "Marrabentando" enquadra-se no ciclo de cinema, Dockanema, iniciado na última sexta-feira e promovido pela Ébano Multimedia e a Associação Moçambicana dos Cineastas de Moçambique, AMOCINE e com apoio de outros parceiros.
A Mediacoop, proprietária dos jornais Savana e mediaFAX em parceria com a distribuidora de papel, SKIPCO associaram ao projecto, que tem como objectivo medular ressuscitar a produção e gosto pelo cinema no país.
Ao abrigo deste projecto estão em exibição cerca de 70 películas cobrindo todas as áreas geográficas do mundo.
A apresentação de "Marrabentando", um documentário produzido pela Catembe Produções decorreu na pequena povoação de Bela Vista, província de Maputo e foi intercalada com danças e canções da população local.
Pouco mais de 150 exemplares do jornal Savana foram igualmente oferecidos ao público assistente de Marrabentando, como parte da responsabilidade social da empresa Mediacoop de incentivo à leitura.
Marrabentando, é um filme que retrata a globalização nos seus múltiplos aspectos.
Quase todos os filmes que estão em exibição ao abrigo do DocKanema, entre outros, Junod do cineasta moçambicano Camilo de Sousa, Mia Couto e Desenhador de Palavras de João Ribeiro e Ferro em Brasa de conhecido cineasta Licínio de Azevedo, receberam da crítica, reconhecimento internacional. O ciclo de cinema encerra no domingo e está em exibição em algumas das salas de cinemas de Maputo, Centro Cultural da UEM, Centro Cultural Franco- Moçambicano, Avenida , auditórios do ISPU e da Matola. A
entrada é gratuita.
MEDIAFAX - 20.09.2006