A Geocapital, empresa liderada pelo magnata Stanley Ho não está interessada na aquisição do BDC (Banco de Desenvolvimento e Comér-cio), segundo fizeram questão em referir ao mediaFAX, fontes do grupo sediado em Macau.
O PCA do BDC, Hermenegildo Gamito revelou ao SAVANA durante o fim de semana, a existência de negociações entre o Montepio de Portugal (maior accionista do BDC) e o First National Bank(FNB) da África do Sul, acrescentando que havia outros interessados no negócio, nomeadamente o magnata Stanley Ho.
Contudo, conforme apurou o mediaFAX, em fase anterior à actual negociação com o FNB, houve de facto negociações visando a aquisição do BDC pela Mozacapital, uma empresa moçambicana onde a Geocapital detém 49% da participação accionista.
Segundo apurámos, os contactos com o FNB estão em fase adiantada e envolvem também um outro grupo económico moçambicano que recente-mente adquiriu uma auditoria baseada em Maputo. O FNB mostrou anteriormente interesse em adquirir o BIM Millenium, um negócio que nunca chegou a ser
confirmado por parte do banco gerido por Mário Machungo.
A Mozacapital, liderada por Prakash Ratilal, gorada a investida sobre o BDC, prossegue a sua iniciativa para criar um banco de investimentos de raiz em Moçambique, apara além do anunciado interesse sobre as riquezas do vale do Zambeze. (T.B. e redacção)
MEDIAFAX - 26.09.2006