A Ilha de Moçambique irá beneficiar, ainda este ano, de um Centro Multimédia, o qual irá proporcionar aos ilhéus a oportunidade de usufruírem da Rede da Internet, para além doutros itens relacionados
com as Tecnologias de Informação e Comunicação.
De acordo com Amade Ismael, futuro coordenador do Projecto, será instalada, a breve trecho, uma rádio comunitária na cidade da Ilha de Moçambique, cuja falta se faz sentir na região. O sinal terá um raio de 50 Km, e a montagem da antena iniciou há mais de um mês.
Pretendemos que a população tenha acesso à informação, não apenas local como provincial e nacional.
Referiu Amade, acrescentando que a futura Rádio será apoiada através de verbas disponibilizadas pela UNESCO.
Em relação ao estágio de desenvolvimento da Ilha de Moçambique, Amade Ismael classificou-o como “notável”. Ela está, novamente, a conhecer, um novo impulso no seu desenvolvimento, evidenciado pela reconstrução de inúmeras infra estruturas.
O nosso interlocutor que mencionou, entretanto, os sinais de desagrado que lavra no seio da população em face das desavenças que se registam continuamente entre o município local e o governo. Vários líderes comunitários ilhéus têm transmitido, sempre que possível, a sua inquietação em face dessas intrigas políticas. Revelou-nos.
WAMPHULA FAX - 29.09.2006