Jacinto Veloso, ex-ministro moçambicano da Segurança no governo do falecido Presidente Samora Machel, vai publicar um livro, intitulado "Memórias em Voo Rasante", em que relata episódios importantes da sua vida nos últimos 40 anos.
O autor do Memórias do Voo Rasante disse ser um livro com revelações inéditas para quem quer conhecer as últimas décadas da História da África Austral, tendo como pano de fundo o conflito Leste-Oeste.
Jacinto Veloso desempenhou um papel importante no processo de negociações que conduziu ao Acordo de Não Agressão e Boa Vizinhança com a África do Sul, mais conhecido por Acordo de Nkomati, participou na série de negociações que contribuíram para a independência da Namíbia, a retirada das tropas sul-africanas e cubanas de Angola e para o desmantelamento do Apartheid na África do Sul.
O livro, que inclui fotos e documentos, recorda todos esses factos, fazendo sobressair o conceito de interesse nacional como linha orientadora da linha política seguida com o objectivo de se alcançar a paz e combater a pobreza.
Jacinto Veloso, na sua obra, recorda ainda a sua saída de Moçambique, em 12 de Março de 1963, tripulando um avião militar, com destino a Dar-es-Salam, Tanzania, e continua referindo outros acontecimentos que foram tendo lugar e termina recordando conversas que teve com Eduardo Mondlane, fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO.
RM - 23.09.2006