Mostra no Memorial do Imigrante celebra importância da imigração portuguesa
de: Eulalia Moreno
São Paulo-O papel dos imigrantes portugueses para o desenvolvimento e a cultura do Brasil é tema da mostra “Os Novos Descobridores”, que será aberta oficialmente no próximo dia 8 de Outubro, às 16h00, no Memorial do Imigrante( www.memorialdoemigrante.sp.gov.br). O evento abrange uma exposição de fotos, objectos e documentos, workshops de artesanato português (faiança/azulejaria, tapetes arraiolos e bordados da Ilha da Madeira), apresentação de grupos folclóricos, festival gastronômico e artesanato portugueses, além do lançamento do livro “Presença Portuguesa em São Paulo”, da historiadora Sonia Maria de Freitas.
Sônia, que também é a curadora do evento, explica que o objectivo é homenagear e mostrar ao público a importância – nem sempre percebida – dos imigrantes portugueses e seus filhos para a História e para a cultura do Brasil . Ela lembra que as histórias de Brasil e Portugal se cruzaram várias vezes ao longo dos últimos 500 anos, em momentos que vão da chegada das caravelas ao movimento operário, do desenvolvimento economico à repressão política e à democratização nos dois países. “Queremos estimular um olhar crítico sobre nossa história e levar a uma reflexão que quebre estereótipos e permita o reconhecimento do povo ibérico que está na raiz de nossa nacionalidade.”
A exposição
Através de documentos textuais e iconográficos, de arquivos públicos e privados, objectos da cultura material e também de diferentes linguagens – fotografia, cenografia, audiovisual –, o visitante é convidado a repensar o papel do imigrante português no desenvolvimento de São Paulo. Dividida em dez módulos, sugere um percurso único demarcado pelos seguintes temas: embarque, viagem, desembarque, campo, cidade, trabalho, vida associativa, religiosa, familiar e cultural (esta, talvez uma das mais expressivas referências).
Presença Portuguesa em São Paulo é uma obra de caráter histórico que reconstitui a saga dos imigrantes portugueses no Estado de São Paulo.
O livro “A Presença Portuguesa” escrito em linguagem acessível, apresenta a história e a memória deste grupo étnico, dando também atenção para a comunidade portuguesa nos dias atuais. É o quarto livro de Sônia Maria de Freitas, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo( USP) e especialista em imigração no Estado de São Paulo. Em 288 páginas, são apresentadas 200 fotografias de época, documentos, gráficos, tabelas e as biografias de 38 representantes da comunidade portuguesa (empresários, comerciantes, operários, presidentes de entidades).
A mostra estará patente para o público a partir do dia 9 de Outubro prolongando-se até 25 de Janeiro de 2007 e conta com o apoio do Banco Luso-brasilleiro.