A TRADICIONAL prática da caça furtiva protagonizada pelas comunidades rurais resultou em pesadelo no distrito de Gorongosa, em Sofala. Com efeito, em menos de uma semana, intenso fogo provocado por queimadas descontroladas, cujos autores andam a monte, fez um incalculável prejuízo humano e material.
Maputo, Terça-Feira, 26 de Setembro de 2006:: Notícias
O mais grave ainda é que o facto aconteceu numa altura em que maior parte dos camponeses se encontra envolvida na colheita da sua produção agrícola, principalmente na debulha da mapira em campo. Mas para aqueles que já o fizeram, com os celeiros a abarrotar de cereais não escaparam desta desgraça, ficando a produção reduzida a cinzas.
Na verdade, foram devoradas extensas áreas de machambas e florestas, facto que também deixou em risco todo o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa, embora a autoridade daquela estância turística tenha minimizado tal cenário sombrio. Como se sabe, Gorongosa lidera a produção agrícola a nível da província de Sofala, sendo assim fornecedor ao mercado nacional.
Leia em:
Download tragdia_causada_pela_caa_furtiva.doc