O magnata dos casinos de Macau, Stanley Ho, está na corrida para ocupar a posição maioritária que o Montepio Geral detém no Banco de Desenvolvimento de Comércio (BDC), de Moçambique, foi hoje anunciado.
Stanley Ho é um dos candidatos avançados pela imprensa de Maputo à posição de 62 por cento do capital do BDC detida pelo grupo português Montepio Geral, em processo de desinvestimento em algumas das suas operações em África.
"Stanley Ho está na corrida. Certamente que ficará com o banco quem der a melhor oferta", disse ao semanário Savana Hermenegildo Gamito, presidente do conselho de administração do BDC.
Outro dos fortes candidatos à maioria do capital do BDC é o mais antigo banco sul-africano, First National Bank (FNB), e um dos principais daquele país que ainda não opera no mercado moçambicano.
Em 2005, o BDC registou lucros de um milhão de euros, que subiram para cerca de 1,6 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.
O grupo GCP, liderado por Gamito, é o segundo principal accionista do BDC, repartindo-se o restante capital do banco por investidores moçambicanos.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 22.09.2006