Os blogues dos quatro cantos da Web podem alertar para a censura a que são sujeitos muitos dos internautas no mundo.
Ciente do poder dos blogues, a Amnistia Internacional (AI) acaba de lançar um repto aos bloggers de todo mundo, com vista à criação de uma movimento de solidariedade que alerte os visitantes destas páginas para a detenção de activistas que ousaram recorrer à Internet para expressar uma opinião.
O repto foi lançado pouco depois de uma conferência sobre o futuro da Internet que as Nações Unidas organizaram durante esta semana.
`A liberdade de expressão na Internet é um direito, não é um privilégio – mas é um direito que precisa de ser defendido. Estamos a pedir aos bloggers de todo o mundo que demonstrem solidariedade com os internautas de países, onde se é preso por criticar o governo´, sublinhou Steve Ballinger, da AI, citado pela BBC.
A AI pretende que os blogues publicitem casos reais sobre bloggers que se encontram detidos devido ao discurso político que expressam na Web.
Além de detenções e processos de censura, a AI refere ainda para a existência de firewalls que filtram conteúdos `politicamente incorrectos´, de programas intrusivos de mensagens escritas em e-mail ou simplesmente a supressão de blogues e sites que veiculam textos críticos dos diferentes regimes opressores.
IMENSIS - 30.10.2006