A China vai construir um parque industrial para tecnologias de informação em 2007 em Moçambique a fim de apoiar o crescente investimento chinês em África, afirmou segunda-feira em Pequim um responsável chinês.
Xie Boyang, vice-presidente do China-Africa Business Council afirmou que a China pretende aumentar o investimento em Moçambique bem como criar o primeiro parque industrial para tecnologias de informação para o país em 2007.
Falando à margem da conferência de representantes do China-Africa Business Council, segunda-feira realizada em Pequim, Xie disse que, em resposta a um pedido formal do governo de Moçambique, que a China iria construir o referido parque industrial, que seria o primeiro da China em África e igualmente o primeiro de Moçambique.
Xie acrescentou que, além do parque em Moçambique, a China vai montar outro vocacionado para os têxteis em Calabar, Nigéria, que serviria igualmente de apoio às empresas chinesas a investir naquele país.
Aquele responsável adiantou que os governos de muitos países africanos pedem à China para aumentar o investimento e recordou que a China já montou 20 projectos agrícolas semelhantes ao existente na cidade de Baoding, província de Hebei.
IMENSIS - 24.10.2006