O JORNALISTA, professor e escritor Pedro Nacuo, lançou ontem na sala do Sindicato Nacional de Jornalistas ( SNJ), em Maputo, o livro intitulado "Boroma - Uma Homenagem a Todos os Professores". Trata-se da segunda publicação do escritor e saiu sob chancela do jornal "Notícias" seu local de trabalho.
Maputo, Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2006:: Notícias
A publicação ora lançada é uma espécie de autobiografia, o retrato de um tempo vivenciado pelo escritor na Missão de Boroma, um centro educacional da província de Tete, onde foi professor e director da escola. Por via da sua própria história, o escritor acabou por retratar, neste livro, a história de toda uma geração de educadores na década oitenta.
O livro fala de cerca de três mil professores formados nos Centros de Formação e Educação de Professores da Machava, Chibututuine, Beira e Nampula. A obra é fruto de um aturado trabalho de pesquisa realizado pelo autor nas zonas sul, centro e norte do país.
Ontem o livro foi apresentado pelo escritor Daniel da Costa que leu um trecho de um texto da autoria de Alberto Vaquina, governador da província de Sofala que escreveu a propósito da obra e seu autor.
Na nota de Vaquina destaca-se a "coragem de Nacuo que foi capaz de escrever aquilo que muitos aqui não teriam a coragem de narrar. Ele evoca e partilha o passado da sua geração com os leitores. Trata-se de uma geração que dadas as contingências de então, viu-se forçada a crescer precocemente, a queimar etapas" disse Daniel da Costa.
A cerimónia singela teve como moderadora a jornalista Rosa Inguane, da Rádio Moçambique, num acto que contou, entre outras presenças, de Manuel Tomé, chefe da bancada parlamentar da Frelimo.
Pedro Nacuo é autor do livro "Caso Montepuez - Grande Reportagem (2002)", e tem no prelo a obra "Buracos Macas", e "Mocímboa da Praia".