Fina d'Armada
Prefácio de Prof.ª Elvira Cunha de Azevedo Mea
Formato: 16,2X23 Cm | Nº de Páginas: 352 | Preço:19,50
1ª Edição: Setembro de 2006
ISBN: 972-8605-81-1
Prémio Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos 2005
«Perscrutando o horizonte, mulheres de tranças gastaram os olhos, em dias intermináveis, sem nada divisar na linha azul. Algumas deram certamente novos rumos à sua vida, aprenderam a trabalhar com as mãos, assumiram novas responsabilidades. Outras aventuraram-se, rasgaram costumes e proibições, e quiseram conhecer os mares que Gama abriu.»
Fina d’Armada
In «Capítulo III»
«A Fina d’Armada conseguiu dar visibilidade a toda uma série de acontecimentos inéditos ou parcialmente conhecidos, cerca de 90% desta obra é perfeitamente original. [A autora] fez--nos participar dum pedaço da história da expansão mais rico, completo e real, onde as mulheres não foram vítimas, heroínas, mas mulheres... simplesmente».
Elvira Cunha de Azevedo Mea Dep. de História da Faculdade de Letras do Porto
In «Prefácio»
A era de Vasco da Gama foi o período áureo da expansão marítima portuguesa. Este trabalho inovador dá a conhecer em profundidade o papel das mulheres na epopeia lusíada. Fina d'Armada, especialista em História das Mulheres, foi galardoada, através desta obra, com o Prémio Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos, no ano de 2005.
Como era ser mulher nos séculos XV e XVI? O quotidiano das mulheres, os costumes e as tradições, o sofrimento por vezes infligido, entre outras descrições. Profusamente ilustrado, nenhum trabalho sobre os Descobrimentos é tão completo quanto à participação feminina na procura de novos povos, rotas, riquezas e culturas.
http://www.esquilo.com/mulheres_navegantes.html