Por ocasião da visita de José Sócrates
Por ocasião da visita a Moçambique do primeiro-ministro de Portugal e secretário-geral do Partido Socialista Português, Eng.º José Sócrates, que vai estar hoje em a Maputo para assinar a passagem da maioria do capital da Hidroelectrica de Cahora Bassa para o Estado moçambicano, o «Instituto Camões» faz também hoje a pré-inauguração de uma exposição de fotografia comissariada pelo fotógrafo Ricardo Rangel, decano dos repórteres fotográficos moçambicanos e Director do Centro de Formação Fotográfica (CFF).
Nesta exposição estarão patentes 40 trabalhos fotográficos de 10 jovens fotógrafos moçambicanos, seleccionados por Ricardo Rangel, uma iniciativa previamente agendada entre o «Instituto Camões» e «RR» para comemorar esta visita de Estado do PM de Portugal a Moçambique.
Contribuem para este evento os fotógrafos Acamo Maquinasse, Albino Mahumana, Alexandre dos Santos, Basílio Muchate, Carlos Litulo, Inácio Pereira, Luís Basto, Madyo Couto, Mauro Pinto e Tomás Cumbana.
De referir que no texto de apresentação desta Exposição, Ricardo Rangel diz que «Olhar em Frente» é o que nos sugere o conteúdo das obras produzidas para esta mostra que ele diz ser uma nova geração de fotógrafos que, de forma modesta mas segura, está a contribuir para a projecção e prestígio de Moçambique no mundo das artes.
Sendo esta a primeira exposição de Ricardo Rangel como Comissário, prevê-se que ela venha ainda a integrar, como evento especial, a programação da III Bienal Internacional de Fotografia PHOTOFESTA 2006.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 31.10.2006